segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sabores e dissabores

A vida nos proporciona sabores indescritíveis...
E eu, que não sei se por pretensão ou ousadia, tento degustá-los.
Há sabores amargos tal qual sabor de tamarindo, sim tamarindo porque sei que realmente é muito amargo, pareceria mais poético "amargo como fel", mas o fato é que nunca senti o gosto de fel pra saber se realmente é amargo mesmo ou não, como eu ia dizendo... há momentos em nossas vidas que são tão amargos quanto um tamarindo que chega a travar as glândulas salivares e nos causa repulsa só de revolver a memória daquele sabor.
Tem também os sabores palativos, sejam doces ou salgados, são sensacionalmente saborosos, aguçam o nosso paladar e quando acabamos ficamos com o gosto na boca para lembrarmo-nos do prazer vivenciado ao degustar o mais gostoso dos sabores.
Estes nos remetem à nostalgia ao lembrar o quanto foi prazeroso senti-los em algum recorte da nossa vida, chegando a dar água na boca.
Os excessos também existem, tem momentos que de tão doces acabam por enjoar, esses são interessantes porque a gente degusta com muita vontade logo no início, mas depois vira um martírio concluir o intento.

O fato é que ando meio sem gosto, como comida sem sal, sorvete sem calda, bolo sem recheio... e a vida tem me parecido meio pálida, como arroz sem tempero, mas nada que transforme a vida num cardápio de hospital, até porque nem é de todo mal ficar de jejum para esperar por momentos deliciosos.

Nenhum comentário: