quinta-feira, 10 de abril de 2008

Redução não é a solução


A discussão em torno da violência está cada vez recorrente na nossa sociedade, sobretudo quando se faz o recorte juventude/crime.

Num momento em que a insegurança paira no nosso dia a dia, a sociedade vem tentando buscar alternativas para se "proteger", recorrendo em grande quantidade, em ações individuais que não surte efeitos efetivos por não agir no cerne das discussões acerca das variantes da violência/crime/juventude.

Nas ações coletivas adotadas por grande parte da sociedade, a mídia tem peso fundamental, agindo sobre a empreitada de que os problemas serão solucionados pela emergente necessidade de Reduzir a Maioridade Penal, sob o argumento de que são "menores” os "maiores" causadores da violência.

Estudos recentes, no entanto, comprovam que a proporção de adolescentes protagonistas de uma ação violenta é menor que aqueles que são vítimas, isso pode ser expresso no dado fornecido pela Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), que registrou, nos meses de janeiro a junho de 2007, a marca de 1455 atos infracionais praticados por adolescentes. Por outro lado, nesse mesmo período, a GPCA registrou 2366 casos de violência praticados contra crianças e adolescentes.

As discussões acerca deste tema necessitam de maior inserção social, para que a população conheça o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA e reconheça nele o instrumento estratégico de resolução desta problemática, tendo ações efetivas e não pontuais para o combate à violência e a política de paz.


Vamos unir forças!

Um comentário:

Taciana disse...

o email que deram pra gente pedir o video.. n sei se tu anotou: forumdcarecife.. tá lotado.. nem tem como pegar.
tu sabe se consegue?
queria passar no recanto.

:*